Cinco Atitudes Positivas e Produtivas para Vendedores

Cinco Atitudes Positivas e Produtivas para Vendedores

1.Ver a atividade de Vendas como uma Oportunidade :

A primeira atitude positiva e produtiva para vendedores consiste em estar consciente que vendas é oportunidade e não fim de carreira, que a idéia de “aposentar, virar vendedor” não é boa prática….que o “quase ditado popular : “perdeu o emprego, vá vender algo” não é boa filosofia para vencer na vida.Vender é uma arte e para tal é preciso, além do talento individual, diversas técnicas como: Técnicas de Abordagem, Combate a objeções, técnicas de fechamento de venda, dentre outras.

2.Ter Vontade e Humildade para aprender :

A segunda atitude positiva e produtiva para vendedores é não menosprezar a experiência alheia na mesma atividade … abrir as defesas e resistências para ouvir as pessoas e suas estórias de vida, deixar de lado as “críticas construtivas”, porque elas não existem, críticas são sempre destrutivas.

3.Ser Ético e Educado nas relações profissionais e pessoais :

A terceira atitude positiva e produtiva para vendedores é não denegrir concorrentes e seus produtos para colocar os seus, evitar comentários inadequados sobre outras empresas, produtos e pessoas da convivência pessoal ou profissional, lembrar que mentira tem perna curta e a “casa poderá cair um dia”,que as pessoas nascem com duas orelhas, mas tem que aprender a ouvir mais e falar menos.

4.Concentrar Energias e Tempo nas visitas aos clientes potenciais :

A quarta atitude positiva e produtiva para vendedores, consiste em usar aio máximo todos os recursos tecnológicos (Internet, celular, notebook, voip …), para ganhar tempo nas atividades administrativos e concentrar mais esforços nos contatos e negociações, jamais começar na 3ª.f e parar na 5ª.f como filosofia do “pouco esforço”, às vezes por ter uma boa carteira de clientes efetivos.

5.Buscar a Fidelização dos Clientes como meta Pessoal e Profissional : 

A quinta atitude positiva e produtiva para vendedores é procurar entender que suas metas pessoal e profissional, tem que estar alinhadas, andando juntas, buscar sempre incorporar novos clientes em sua carteira, dar um atendimento “nota 10”, impecável e eficaz aos clientes já conquistados e também aos “prospects” ou potenciais, vendendo primeiro a sua boa imagem como pessoa e junto os produtos.

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Autor: Prof.João Mariano de Almeida, pós em Rh, mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981 em PMRProjetos de Melhorias de Resultados (Produtividade / Qualidade / Processos, RH / Avaliação Desempenho / Política Salarial / Plano de Carreira / PPR-Participação nos Resultados /  Reduzir Custos / Desperdícios, Marketing / Vendas / Gerar Novos Negócios, Formar e Reciclar Lideranças e Programas Motivacionais, consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

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Investimento em TI


Como poderemos quantificar o investimento em TI

Não há dúvidas de há muito que a Tecnologia de informação TI deixou de ser mais um recurso na administração das pequenas e médias empresas, mas sim a representar um diferencial, um recurso obrigatório para que as empresas sobrevivam.

Portanto,antes de se decidir pelo investimento de TI em sua empresa, ter em conta que o setor de TI deverá ser considerado um setor gerador de resultados. Neste item muitas empresas de consultoria de TI e algumas poucas empresas de consultoria empresarial, possuem a preocupação em orientar de forma correta seus clientes. A Métodos Consultoria Empresarial em conjunto com a Master Business Soluções & Treinamento, tem tido essa percepção e cuidado em bem orientar seus clientes no melhor caminho a ser seguido.

Portanto uma administração eficiente depende de uma tecnologia competitiva, de forma que possa atender a quantidade de demandas e informações. Desta forma manter os processos em ordem é garantia de um melhor aproveitamento do investimento realizado, garantindo uma maior produtividade.

Para que serve um orçamento de TI

Parece que você já percebeu que conforme o tempo vai passando, sua responsabilidade como empreendedor aumenta. Ao tempo que sua rotina de trabalho, nas diversas situações, passam a exigir conhecimentos na área de finanças, gestão de pessoal, análise de risco de investimentos e tudo que passam a envolver seus negócios.

Nessa direção, a execução de um orçamento na área de TI, em conjunto com à elaboração de um programa de desenvolvimento de soluções, ajuda e muito o empresário ter uma visão mais abrangente de seus negócios e uma previsibilidade financeira mais adequada a suas necessidades. Desta forma, é possível angariar mais recursos e antecipar problemas como a renovação de licenças, capturar e armazenar informações importantes acerca da infraestrutura da empresa.

A projeção de dados é o inicio de tudo

Para que possamos desenvolver um razoável orçamento de TI, é imprescindível começar com um planejamento financeiro, tendo como base a situação real da empresa.

Tomando-se como premissa que os valores devem permanecer alinhados com o que denominamos de planejamento estratégico, considerando-se também demais investimentos projetados.

Com essa providência, fica patente a possibilidade de aprovação de projetos no caso da empresa possuir recursos alocados, servindo também como referência, para se arregimentar mais recursos para cobrir futuros investimentos.

Elencamos abaixo alguns itens importantes, que devem ser levados em consideração, quando pensamos em fazer um orçamento de TI:

Faturamento do ano imediatamente anterior

Verifique com bastante atenção os dados do Faturamento do último ano para que possa sem surpresas, apostar na estabilidade do seu negócio.

Verifique se o recurso existente é ideal para se manter os equipamentos e possivelmente adquirir novos.

Projeção para crescimento dos negócios

A empresa cuja previsão demanda um crescimento razoável, obrigatoriamente deve considerar o aumento do orçamento em TI, pois a necessidade de novos controles aumenta.

Postos de Trabalho

Há de se considerar, a troca de equipamentos e acessórios que cada funcionário, necessita para sua rotina de trabalho.

HARDWARE (Servidores)

Verifique os equipamentos cujas garantias estão para terminar seus vencimentos e atualizações, e avalie a necessidade de se colocar este custo no orçamento.

LICENÇAS

Todos os fabricantes possuem seu modelo de licenciamento, veja a possibilidade de se conseguir algum benefício na hora de se renovar os contratos de licenciamento, e inclua esses valores, tanto nas estações de trabalho, como para licenciamento do Servidor.

Avalie os equipamentos que irá necessitar no seu empreendimento, se ainda não os possui, veja também a possibilidade de se contratar uma empresa especializada para algum serviço pontual.

QUADRO DE PESSOAL

Leve em consideração todas as pessoas que irão participar do projeto, setores, suporte e demais necessidades.

RECOMENDAÇÕES PARA SE CALCULAR O CUSTO DE INVESTIMENTO

Para que se possa calcular o investimento, se faz necessário levar em consideração, além dos dispêndios deste projeto, também o retorno desta aplicação.

O orçamento, além de abranger a (aquisição do Hardware licenças de softwares), também deve estar incluso as despesas com a estrutura operacional, e demais despesas inerentes ao projeto.

Incluem-se Investimento com:

  • Treinamento da equipe
  • Manutenção em geral
  • Falhas e interrupções no sistema
  • Queda de desempenho nos equipamentos
  • Alto consumo de energia
  • Qualidade do sistema e estabilidade
  • Despesas para desativação/mudanças

É conveniente que os gastos com o pessoal de TI, tenha toda sua atenção, visto que cada item é importante, para que o orçamento, fique dentro da realidade da empresa.

ALGUNS ERROS QUE NÃO PODEM SER COMETIDOS NO ORÇAMENTO DE TI

  • Desprezar o uso de novos equipamentos

É comum o administrador permanecer com equipamentos obsoletos, na possibilidade de obter economia no licenciamento dos Softwares, visto que essa atitude pode gerar problemas com a perda de dados importantes, paradas gerais no equipamento, perda de dados armazenados.

  • Montar uma equipe sem o preparo adequado

Não é de bom alvitre se investir na melhor infraestrutura de equipamentos, se o pessoal da equipe não consegue operá-la, há de se priorizar antes, a capacitação da equipe impreterivelmente, para que o desempenho da empresa não fique comprometido.

  • Deixar de planejar a capacidade de armazenagem

Empresas não costumam fazer um planejamento da capacidade de armazenamento, para suportar o volume de dados, e qual seria o melhor modelo para

o tipo de negócio que a empresa opera.

O dissabor quase sempre vem com mudanças constantes, implantações novas ou reavaliadas, que modificam as vezes substanciais alterações no orçamento previsto.

  • Não se importar com as soluções de longo prazo

Erros frequentes é não dar prioridade das necessidades da empresa no planejamento, inclusive em projetos novos ou nas migrações. Se faz necessário definirmos alguns critérios, como o desenvolvimento com equipe própria, ou através de empresas terceirizadas.

Como podemos observar, investir em soluções práticas e inteligentes, torna-se uma necessidade de toda empresa, que busca desenvolvimento e qualidade para manter-se no mercado.

O planejamento sempre é uma ferramenta importante desse processo, visto que a empresa poderá analisar os recursos que já possui, e aqueles que pretende contratar.

Desta forma o orçamento em TI, nunca deve ser visto como despesa, mas como uma solução na viabilização do crescimento da organização e dos membros que trabalham nela, de forma que propicie mais praticidade no dia a dia das empresas, e melhora na qualidade de vida.

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Depoimentos:

Para assistir depoimentos de nossos clientes clique aqui.

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Business Intelligence (BI) como Ferramenta na Gestão Empresarial

Business Intelligence (BI) como Ferramenta na Gestão Empresarial

O Business Intelligence (BI), também chamado de Inteligência de negócios, é um processo que agiliza as decisões estratégicas. Inicia pela coleta, organização e compartilhamento das informações da empresa, transformadas em valores quantitativos, que vão dar suporte ao gerenciamento dos negócios, facilitando na hora de definir as melhores soluções, perante situações de mercado.

Com o acirramento da concorrência, qualquer pequeno diferencial pode colocar uma empresa  à frente dos seus concorrentes. É preciso entender bem como funciona o seu negócio, todas as informações para conhecer seus pontos fracos e fortes, estabelecer um bom planejamento para ser competitivo.  O BI é uma “ferramenta” que permite analisar as informações internas da empresa, ter um diagnóstico da situação atual e com elas, propor soluções estratégicas.

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

O simulador permite tratarmos os preços de uma forma mais criteriosa a fim de podermos traçar estratégias comerciais, de venda e marketing, aumentando a competitividade da empresa. Este simulador permite-nos “Calibrar” os preços, de acordo com as circunstâncias do momento, levando-se em consideração, mercado, concorrência e todas as variáveis apresentadas, com o grande diferencial de se saber exatamente quanto estaremos ganhando e até onde poderemos chegar com os preços.

Uma solução de Business Intelligence (BI), possibilita monitorar os resultados de seus processos operacionais, táticos ou estratégicos por meio de Indicadores de Desempenho (KPi´s) e apresentá-los em Painéis de Controle ou Dashboards com recursos analíticos e interativos que permitem cruzar e analisar suas informações no tempo que você precisa, transformando seu processo de decisão em algo simples, rápido e eficiente.

O CRESCIMENTO ANCORADO NO B.I.

Sendo mais eficazes e com resultados significativos na gestão de dados para tomadas de decisões, as empresas podem passar a investir em meios digitais e ações de BI para alcançar suas metas.  E compreender melhor o processo de coleta e uso de informações externas e internas, permitindo desenvolver e monitorar estratégias adequadas ao momento de mercado.

Com o crescimento exponencial do uso das redes sociais por grandes corporações nas suas estratégias de negócios,  o BI também precisou se reinventar. Muitas corporações desenvolvem software para disponibilizar seu histórico de interações e relacionamento na Internet.

Não somente as grandes empresas, mas também aquelas de pequeno ou médio porte (PME) podem ter benefícios com o BI nas situações como tomada de decisão, otimizar suas operações, reduzir custos, eliminar a duplicidade de tarefas, permitir previsões de crescimento e contribuir para a elaboração de estratégias.

Em nosso país, soluções de Business Intelligence (BI) estão em plena utilização nos grupos financeiros (bancos, cooperativas crédito), operadoras de telecomunicações, seguradoras, grandes corporações, que perceberam a tendência da economia globalizada, na qual as informações precisam ser rápidas, precisas e abrangentes.

O BI tem como principal benefício sua capacidade de fornecer informações precisas quando necessárias, incluindo uma visão em tempo real do desempenho geral do negócio e de suas partes individuais. Outros benefícios são economia de tempo, versão única da verdade, melhores estratégias e planos, melhores decisões táticas, processos mais eficientes e a redução de custos.

PONTO DE EQUILÍBRIO – COMÉRCIO

Este simulador permite controlarmos e principalmente acompanharmos a evolução dos Custos Fixos e Variáveis de tal forma que possamos mantê-los em patamares adequados, para garantir uma boa lucratividade e ficarmos cientes da necessidade de Faturamento mínimo para empatar a Receita Total com os Custos Totais.

O PROFISSIONAL DE BI

O profissional de Business Intelligence deve ficar atento a detalhes importantes para ter uma boa atuação. Buscar resultados da capacidade de detectar oportunidades de negócios e associar seus levantamentos numéricos a eventos de sucesso. Focar nas análises das necessidades e desejos dos clientes. E então, detectar as tendências e associá-las aos objetivos de seus clientes, promovendo seus produtos e serviços. As boas práticas de BI reduzem os erros e permitem conhecer os padrões comportamentais dos clientes, o que é determinante na oferta de um produto.

PROJEÇÃO DE META DE FATURAMENTO

Permitir o acompanhamento das metas mensais de venda ou produção, verificando a qualquer dia do mês a que percentual está da meta desejada, quanto falta para atingí-la e que esforços diários terão de ser cumpridos para se garantir seu alcance. Este Simulador permite corrigir os desvios e orientar as tomadas de decisões antes que o problema possa ocorrer.

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Adaptado por : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades) e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

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